domingo, 29 de janeiro de 2012

Relatos de uma professora sobre Avaliação Escolar


             A avaliação parece um processo estático e sem mudanças que realmente precisa ser pensada de forma critica e reflexiva. É preciso que haja transformações no ato de avaliar principalmente levando em consideração sua importância e conseqüência na aprendizagem do aluno.
            Desde o meu ensino fundamental apresentei dificuldades, porém nem um professor teve a preocupação de uma verdadeira aprendizagem, apenas demonstraram a preocupação verificar minhas dificuldades e deixar como estava.
            Após a reflexão deste relato de experiência penso o quanto Luckesi (2006) estava correto ao afirmar que a avaliação e os instrumentos utilizados podem ser considerados fetiche tanto por parte do professor como por parte do aluno. Pois, foram criados para atender a necessidade do homem trona-o independente deste processo.
            Pois até mesmo na pós-graduação fiz prova. Houve um professor que decidiu não avaliar por provas e nem trabalhos apenas conversava e discutia os textos em sala de aula. No final do curso muitos alunos foram reclamar com a coordenação que o professor havia só enrolado e que não se preocupou nem mesmo em avaliar se os alunos haviam aprendido sobre o conteúdo referente ao curso.
            Percebe-se com os fatos colocados no texto que ainda hoje e principalmente hoje o sistema de ensino, os professores e os alunos utilização e concebem a avaliação como elementos de aprovação e reprovação, apenas percentuais que muitas vezes influenciam negativamente no ensino e aprendizagem dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para o nosso blog.